O Grupo KILOMBAGEM é uma organização negra que percebe a revolução social como uma possibilidade histórica das classes oprimidas. O grupo desenvolve estudos interdisciplinares e ações que buscam a superação do racismo enquadrando-o como um dos aspectos centrais das relações de classe no âmbito do sistema capitalista de produção.

A missão do Kilombagem é a apropriação, produção e difusão de conhecimentos acerca da humanidade e de suas principais contradições sociais para subsidiar ações políticas de transformação da realidade.

Criado em 2003, o Grupo Kilombagem (antiga posse de hip hop, chamada Núcleo R.O.T.AÇÃO – Resistência Organizada de Trabalho e Ação) desenvolve diversos estudos e projetos nas áreas de trabalho e capitalismo, africanidades, combate ao racismo, Saúde da População Negra, implementação da Lei 11.645/08, arte e cultura negra.

O grupo elege como principais desafios:

  • Entender as atuais transformações no processo produtivo e os seus impactos na sociabilidade contemporânea;

  • Compreender as determinações reflexivas entre racismo, machismo e capitalismo;

  • Captar as especificidades sociais e possibilidades históricas de transformação da sociabilidade contemporânea considerando a instrumentalização do racismo para a manutenção da exploração capitalista.

  • Desenvolver e estimular ações de intervenção social, divulgação científica e propaganda ideológica coerente com as necessidades e tendências históricas de transformação da realidade.

Prestamos consultorias a interessados em estudar ou implantar políticas de valorização da diversidade, Política Nacional de Saúde da População Negra e a Lei 11.645/08.