Tradução: Jomo O. Campos

Texto original em: http://africanleadership.co.uk/how-thomas-sankara-changed-…/

thomas_sankara_3

O Presidente Burkina Faso Thomas Sankara foi um líder revolucionário marxista, Pan-africanista, que foi assassinado em um golpe de Estado apenas quatro anos depois que ele assumiu o poder.

Em 15 de outubro, 1987, o presidente Burkina Faso Thomas Sankara foi assassinado. Uma semana antes de sua morte, Sankara disse, em referência a Che Guevara, “Enquanto revolucionários podem ser mortos como indivíduos, as idéias nunca morrem.”

Ele mudou o nome do país a partir do nome colonial francês Volta Superior para Burkina Faso, que significa “terra dos justos.”

Ele trabalhou nos quatro curtos anos em que foi presidente para criar uma “terceira via”, durante a Guerra Fria, de forma a separar o caminho de Burkina Faso dos interesses da França e dos RUA. Ele confrontou o poder hegemônico da França na África Ocidental, conclamando o fim da dívida das nações africanas junto a bancos internacionais e nações coloniais do Ocidente. ele se recusou a pedir empréstimos no Banco Mundial, fortalecendo, ao contrário, a produção regional de comida e tecidos. Sankara também aboliu o trabalho compulsório e pagamentos de tributos a chefes de vilas, circuncisão feminina e poligamia. Ele iniciou a vacinação nacional e programas para oncocercose*, construiu transporte básico e infra-estrutura habitacional, e promoveu programas de alfabetização. Eram as mulheres e os camponeses pobres o foco de sua revolução e quem mais se beneficiaram com sua presidência.

Ele via trabalhadores do governo como servos do povo. Ele apenas permitiu a si mesmo ganhar $ 450,00 por mês e se recusou a permitir servidores civis de terem Mercedes dirigidas por choferes ou voarem de primeira classe.

Ele é criticado por não tolerar oposição política, banir sindicatos ou permitir uma imprensa mais livre.

Ele assumiu o papel de presidente por meio de um golpe militar conduzido por ele mesmo e o Capitão Blaise Compaore.

Em 1983 e quatro anos depois Compaore conduziu o golpe bem sucedido contra Sankara. Até o presente dia, Compaore, que era apoiado pelo Ocidente e rapidamente anulou a maior parte das reformas almejadas por Sankara, é o presidente de Burkina Faso.

“Você não pode realizar mudanças fundamentais sem uma certa dose de loucura. Neste caso, se trata de não-conformidade, a coragem de virar as costas para as velhas fórmulas, a coragem de inventar o futuro. Levou os loucos de ontem para que sejamos capazes de agir com extrema clareza hoje. Eu quero ser um daqueles loucos. Nós devemos ousar inventar o futuro. “

(Thomas Sankara)

_____

* Oncocercose: A oncocercose, também conhecida como “cegueira dos rios”, é uma infecção parasitária que ocorre após a picada de um mosquito preto, encontrado nas proximidades de rios de água corrente forte. Um verme parasita entra no corpo humano e produz milhares de larvas que infectam a pele e os olhos.